quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Pacientes esperam horas em fila para retirar medicamentos psiquiátricos na Central do Cidadão em Natal

 


Centenas de pacientes esperaram por horas em uma longa fila foi formada na manhã desta quarta-feira (16) na Central do Cidadão do bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, em busca de retirar medicamentos de alto custo distribuídos pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

Para receber os remédios para pacientes psiquiátricos, que são entregues gratuitamente pela unidade, alguns que estavam sendo guardados há pelo menos 60 dias, foram entregues 200 fichas de atendimento. Apesar do número, algumas pessoas que foram até o local não conseguiram pegar os remédios.

Com a demora para atendimento e uma quantidade limitada de fichas, a população reclamou do serviço. Após horas aguardando, uma mulher chegou a desmaiar enquanto esperava na fila.

"Estou aqui desde 7h da manhã, já vi pessoas desmaiando, passando mal, todos estão para receber remédios psiquiátricos, numa situação dessa sem assistência. Isso é desumano", afirmou a dona de casa Gláucia Carla.

O protesto pela falta de informações e do baixo número de fichas foi recorrente entre os usuários que permaneceram por horas na fila. “No caso do meu irmão, há três meses ele não tem medicamento. Entregaram só 200 fichas e não deixaram nem a gente entrar. Acabou o remédio dele e a gente não sabe o que fazer”, disse uma outra mulher presente na fila.

Na entrega de fichas até quem tentou vaga como prioridade teve dificuldades. Mãe de uma criança deficiente e presente no local desde as primeiras horas da manhã, a Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) Iolanda Valdemir, não conseguiu receber o medicamento.

"Já comprei mais de 500 reais em remédio e ainda faltam dois. Agora chegou e não posso receber porque não peguei ficha, fora fralda que ele também está sem. E no final, como ele vai comer se o dinheiro não dá?", questionou Iolanda.

O que diz a Unicat

Em nota conjunta, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Unicat informaram que o fluxo ocorreu em virtude da chegada de medicamentos que estavam em falta.

“Esses medicamentos estavam sendo aguardados há pelo menos 60 dias, e isso causou um aumento considerável da demanda, ultrapassando momentaneamente a capacidade de atendimento daquela unidade” aponta a nota.

Diante deste quadro, a nota ressalta que a Unicat dobrou a quantidade de atendentes na unidade do bairro do Alecrim, além de abrir um guichê extra para melhorar o atendimento. A nota informa ainda “que a retirada do medicamento pode ser feita durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h”.

 

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