Centenas de pacientes esperaram por horas em uma
longa fila foi formada na manhã desta quarta-feira (16) na Central do Cidadão
do bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, em
busca de retirar medicamentos de alto custo distribuídos pela Unidade
Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).
Para receber os remédios para pacientes
psiquiátricos, que são entregues gratuitamente pela unidade, alguns que
estavam sendo guardados há pelo menos 60 dias, foram entregues 200 fichas de
atendimento. Apesar do número, algumas pessoas que foram até o local não
conseguiram pegar os remédios.
Com a demora para atendimento e uma quantidade
limitada de fichas, a população reclamou do serviço. Após horas
aguardando, uma mulher chegou a desmaiar enquanto esperava na fila.
"Estou aqui desde 7h da manhã, já vi pessoas
desmaiando, passando mal, todos estão para receber remédios psiquiátricos, numa
situação dessa sem assistência. Isso é desumano", afirmou a dona de casa
Gláucia Carla.
O protesto pela falta de informações e do baixo
número de fichas foi recorrente entre os usuários que permaneceram por horas na
fila. “No caso do meu irmão, há três meses ele não tem medicamento. Entregaram
só 200 fichas e não deixaram nem a gente entrar. Acabou o remédio dele e a
gente não sabe o que fazer”, disse uma outra mulher presente na fila.
Na entrega de fichas até quem tentou vaga como
prioridade teve dificuldades. Mãe de uma criança deficiente e presente no local
desde as primeiras horas da manhã, a Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) Iolanda
Valdemir, não conseguiu receber o medicamento.
"Já comprei mais de 500 reais em remédio e
ainda faltam dois. Agora chegou e não posso receber porque não peguei ficha,
fora fralda que ele também está sem. E no final, como ele vai comer se o
dinheiro não dá?", questionou Iolanda.
O que diz a Unicat
Em nota conjunta, a Secretaria de Estado da Saúde
Pública (Sesap) e a Unicat informaram que o fluxo ocorreu em virtude da chegada
de medicamentos que estavam em falta.
“Esses medicamentos estavam sendo aguardados há pelo
menos 60 dias, e isso causou um aumento considerável da demanda, ultrapassando
momentaneamente a capacidade de atendimento daquela unidade” aponta a nota.
Diante deste quadro, a nota ressalta que a Unicat
dobrou a quantidade de atendentes na unidade do bairro do Alecrim, além de
abrir um guichê extra para melhorar o atendimento. A nota informa ainda “que a
retirada do medicamento pode ser feita durante toda a semana, de segunda a
sexta-feira, no horário das 8h às 17h”.
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