De forma surpreendente, contrariando as pesquisas que indicavam uma perda
de fôlego de sua candidatura, o ultradireitista Javier Milei saiu das eleições
primárias na Argentina como grande vencedor das eleições primárias e maior
força política do país. A notícia é da CNN Brasil.
Às 6h, no horário de Brasília, com 97,39% das urnas apuradas, Milei
estava acima de todas as pré-candidaturas individualmente. Sua sigla, La
Libertad Avanza, teve mais votos do que todas as demais coalizões.
O partido de Milei tinha 30,04%. O Juntos por el Cambio, do ex-presidente
Mauricio Macri, alcançava 28,28%. Patricia Bullrich conquistou a vaga de
candidata à Casa Rosada pelo grupo de centro-direita.
Ex-ministra de Segurança Pública de Macri, ela superou o prefeito de
Buenos Aires, Horacio Larreta, com mais de 1 milhão de votos de diferença.
A coalizão governista Unión por la Patria conquistava 27,27% dos votos e
se posicionava apenas como terceira força. O ministro da Economia, Sergio
Massa, tinha folga na maioria nessa corrente fazendo 3,6 milhões de votos a
mais que Juan Grabois.
Embora tenha sido escolhido como pré-candidato do governo, Massa mantém
distância do chamado “kirchnerismo raiz”. O nome dele só foi ungido porque,
para o grupo político próximo do presidente Alberto Fernández e da vice
Cristina Kirchner, ele seria o único minimamente competitivo nas eleições
presidenciais de outubro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário