segunda-feira, 16 de maio de 2022

TANGARAENSES - Aprenda receita de cozido bovino com legumes

 


O cozido bovino é tradicional no almoço - um prato em que a carne é cozida junto com os vegetais, formando um caldo com muito sabor. Esse caldo é aproveitado para fazer um pirão com a farinha de mandioca.

A origem dessa comida é indefinida e os vegetais podem mudar de uma região para outra, mas é um prato completo, feito em uma única panela.

A receita apresentada nesse domingo (15) no Inter TV Rural leva alguns vegetais comuns no Rio Grande do Norte, mas permite substituições de acordo com o gosto de quem vai preparar.

Ingredientes

  • 1,5 kg de carne de peito bovino cortada em pedaços grandes
  • 250 g de bata doce cortada em pedaços grandes ou uma batata de tamanho médio
  • 250 g de batata-inglesa corta em pedaços grandes ou duas batatas de tamanho médio
  • 250 g ou ½ jerimum pequeno cortado em pedaços grandes
  • 250 g ou duas cenouras de tamanho médio cortadas em pedaços grandes
  • 250 g de macaxeira cortada em pedaços grandes
  • 250 g ou 2 espigas de milho pequenas cortadas em rodelas
  • 2 tomates maduros de tamanho médio cortados em pedaços grandes
  • 1 cebola roxa grande cortada em pedaços grandes
  • 4 dentes de alho grandes triturados
  • 1 pimentão verde de tamanho médio cortado em pedaços grandes
  • 3 pimentas-de-cheiro cortadas em pedaços grandes
  • Água para o cozimento da carne
  • Farinha de mandioca suficiente para o pirão
  • Sal, louro, colorau, azeite, pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Vamos iniciar limpando os pedaços de pele da carne e em seguida, temperar. Quem quiser, pode substituir por outro corte como a costela. Para essa receita, vamos usar sal e pimenta do reino, misturar bem para pegar o tempero.

Com as peças já temperadas, vamos usar uma panela para selar a carne. Em uma panela grande e espaçosa, (pode ser uma panela de pressão), vamos colocar um fio de azeite, esperamos esquentar e vamos selar os pedaços, ou dourar. Vamos fazer isso em todos os pedaços, aos poucos, até que eles fiquem dourados dos dois lados.

Com a carne toda selada, vamos colocar todos os pedaços de volta na panela e acrescentar os vegetais: a cebola, em seguida o pimentão, a pimenta-de-cheiro e o talo da cebolinha e continuamos refogando.

Após alguns segundo, acrescentamos o tomate e o alho e mexemos mais um pouco para refogar. O próximo passo é clocar o colorau, as folhas de louro e vamos mexer um pouco e logo em seguida colocamos um pouco de água para começara cozinhar a carne.

Aguardamos ela levantar fervura e deixamos cozinhar por alguns minutos, completando com água sempre que necessário. O ideal é colocar os vegetais quando a carne começar a ficar macia. O primeiro vegetal que vamos acrescentar é o milho verde. Colocamos a rodelas na panela, fechamos com uma tampa e deixamos cozinhando.

Cerca de 40 minutos depois, o milho e a carne estarão mais macios, e é hora de colocar a cenoura, a macaxeira e a batata-doce. Completamos a água e deixamos cozinhar um pouco mais até que os vegetais comecem a ficar macios

Vamos acrescentar na sequência o jerimum e a batata-inglesa, colocamos um pouco mais de água e nesse ponto vamos ajustar o sal e a pimenta, se necessário e deixamos cozinhar um pouco mais até que os últimos vegetais adicionados estejam macios.

Quando estiverem macios, vamos finalizar a preparação. O ideal é que os vegetais ainda estejam inteiros.

Em uma outra panela, vamos colocar parte do caldo do cozimento dos legumes e da carne para fazer o pirão. E na panela onde está a carne finalizamos com cheiro verde.

Na panela onde está o caldo, ligamos o fogo e vamos colocando a farinha de mandioca aos poucos até atingir o ponto desejado. É importante ficar atento, pois quando o pirão esfria ele fica mais espesso. Depois de atingir a consistência desejada, cozinhamos por mais alguns minutos, finalizamos com cheiro verde e o pirão estará pronto para servir.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO - Faz o L: Homem é flagrado furtando loja um dia após ser solto por furto em Natal

Os episódios de criminalidade são tão grandes que é até dificil cobrir tudo em tempo real. O caso do vídeo acima foi na segunda-feira, quand...