sábado, 19 de julho de 2025

Estados Unidos podem investir em sanções militares contra o Brasil

 


O presidente americano Donald Trump pode partir para sanções militares contra o Brasil, após a determinação do Supremo Tribunal Federal para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) use tornozeleira eletrônica. A avaliação é dos aliados do ex-presidente brasileiro, que apostam todas as fichas em Trump.

Para o entorno de Bolsonaro, a resposta virá do exterior. Entre as medidas, poderia estar a restrição do uso do espaço aéreo americano para aeronaves brasileiras.

Além de aguardar medidas de Trump contra o governo do Brasil, eles esperam também uma reação contra o ministro Alexandre de Moraes, para o qual já existe um projeto de lei no parlamento americano que proíba a entrada nos Estados Unidos daqueles que firam a chamada 1° Emenda, que garante a Liberdade de Expressão.

Apesar dos pedidos de impeachment contra o presidente Lula e contra ministros do STF, a base de Bolsonaro sabe que não tem votos para aprová-los.

Diante das últimas sanções contra o ex-presidente, aliados políticos e a defesa de Bolsonaro também avaliam recorrer a organismos internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, alegando perseguição política, censura e uso político da Polícia Federal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planalto fornece conteúdo para militância do PT tentar desgastar Bolsonaro nas redes após tornozeleira

  Enquanto os principais ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotam discrição diante da operação da Polícia Federal desta...