terça-feira, 14 de agosto de 2018

Prefeito de Caicó recebia propina e tentou comprar vereadores para evitar cassação, diz MP



Tribuna do Norte

O Ministério Público detalhou a operação Tubérculo, que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14), em Caicó e Natal. Os principais focos da operação foram o prefeito de Caicó, Robson Batata, e o vereador Raimundo Inácio Filho, conhecido como Lobão Filho. De acordo com as investigações, o prefeito recebeu propina para manter contrato com empresas que prestavam serviços de iluminação pública e tentou corromper vereadores para evitar a cassação.

Na operação, o prefeito de Caicó, o vereador Lobão e um lobista foram presos por suspeitas de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson Batata e o vereador Lobão foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.

A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulinho Freire aprova na CCJ, projeto contra invasões

  A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados emitiu parecer favorável pela constitucionalidade de 22 projetos d...