A fala
enérgica, as insinuações mirabolantes, termos despojados e as múltiplas menções
a Deus serviram para o candidato Cabo
Daciolo (Patriota) se transformar em um dos protagonistas do
primeiro debate presidencial dessa
eleição. Segundo os dados do Google Trends, o deputado fluminense foi o
participante que mais cresceu nas
buscas na internet. Guilherme Boulos (PSOL) foi outro nome que
capitalizou bastante com sua participação no debate, já Marina (Rede) e Alckmin
(PSDB) ficaram na lanterna no índice de pesquisa.
Antes da
transmissão da Band ser iniciada, Jair Bolsonaro praticamente monopolizava as
buscas no google, com 70% do total. Porém, ao final do debate, sua porcentagem
caiu para 25%, quase empatado com Cabo Daciolo, que saiu de 1% para 22%. Ciro
Gomes e Guilherme Boulos também foram nomes bastante procurados, e chegaram aos
14%. Por outro lado, Marina Silva e Geraldo Alckmin, candidatos dos mais
antigos no pleito, dividiram a lanterna, com míseros 4%.
O termo
relacionado a Daciolo mais procurado no Google foi “Ursal”, que significa a
“União das Repúblicas Socialistas da América Latina”. O assunto surgiu no
momento mais inusitado do debate, quando o deputado perguntou a Ciro Gomes
sobre suas supostas ligações com o Foro de São Paulo e a Ursal. O pedetista não
segurou o riso, e respondeu que Daciolo não lhe conhecia, pois ele nunca fez
parte de nenhuma das organizações citadas.
O Rio,
domicílio eleitoral do deputado, foi o estado de onde mais se originaram as
buscas sobre Daciolo. Ao longo do debate, ele protagonizou vários momentos que
levantaram a plateia. Logo na sua apresentação, outros candidatos riram
discretamente, por causa da sua fala enérgica. Já nas considerações finais, ele
puxou uma bíblia e leu um trecho.
Pelo perfil
das buscas, o estilo cômico de Daciolo foi o que alavancou o interesse do
público, e não seus projetos de governo, que mesclavam entre o nacionalismo, as
estatizações e a religiosidade.
Marina e Alckmin estagnados
A lanterna
da corrida digital foi dividida por Marina Silva e Alckmin. Apesar dos dois
candidatos já serem bastante conhecidos, o que diminui a necessidade de
pesquisa, chamou a atenção o desinteresse que a audiência demonstrou pelos dois
nomes. A Rede, por exemplo, partido de Marina, costuma promover ações na
internet para alavancar a candidata. Mas dessa vez parece não ter funcionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário