quinta-feira, 7 de junho de 2018

Em Natal, apenas 34% das paradas de ônibus têm abrigo para os passageiros




Esperas que parecem intermináveis em paradas de ônibus sem qualquer tipo de estrutura ou proteção é algo que faz parte da vida da maior parte dos natalenses que depende do transporte coletivo. Das 1.920 paradas de ônibus existentes em Natal, apenas 640 (34%) possuem abrigos para os passageiros, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Muitos dos abrigos, no entanto, necessitam de manutenção e estão depredados, seja por atos de vandalismo ou pelo tempo. 

Na maior e mais populosa zona da cidade, a zona Norte, a situação é crítica. Com a maior concentração de paradas da cidade (692), nas principais avenidas, como a João Medeiros Filho, é possível observar diversos abrigos de ônibus em bom estado – apesar de muitos, como o do Norte Shopping, não serem suficientes para comportar a quantidade de pessoas que aguardam pelos ônibus nos horários de pico.

Nas ruas adjacentes, no entanto, os passageiros que buscam utilizar o transporte público muitas vezes têm que adivinhar onde estão localizados os pontos, como é o caso de Kissia Nascimento, de 33 anos, que na manhã desta quarta-feira (6), aguardava o ônibus com dois amigos. “Nós na verdade só descobrimos que aqui era um ponto de ônibus porque uma amiga já tinha pegado aqui uma vez”, explica a mulher. 

Eles tiveram que pedir informações a moradores locais para identificar o ponto, que não possui qualquer tipo de sinalização ou identificação para os passageiros, para além da falta de cobertura ou proteção. “É uma situação muito ruim, porque a gente acaba ficando muito exposto. Às vezes os ônibus nem param, porque não tem a sinalização adequada, mesmo eles sabendo que ali é uma parada”, completa Kissia.

De acordo com a STTU, a Secretaria dispõe de R$ 874 mil para a construção e manutenção dos abrigos de passageiros de Natal. Desse valor, está em andamento um processo para a manutenção em fase de pesquisa mercadológica, para o qual foi feita uma reserva de R$ 705.961,50. O processo, no entanto, ainda vai passar pela fase de licitação. Continue lendo aqui...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso passa 5 dias com frasco de amaciante como bolsa coletora no maior hospital do RN

  A situação de um paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, ganhou repercussão e gerou revolta. O idoso Francisco Quirino d...