quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Escola de Natal retoma aulas após depredação e ameaça a funcionário; metade dos alunos falta



Após quase uma semana de limpeza e arrumação, a Escola Estadual Crisan Siminéa, no Conjunto Nova Natal, Zona Norte da capital potiguar, tenta voltar à rotina a partir desta quinta-feira (5). A escola foi depredada no sábado (30 de setembro) por vândalos que realizaram quebradeira e picharam as paredes. "Vou matar funcionário durante aula”, dizia uma das ameaças deixadas pelos criminosos.

A escola tem por volta de 160 alunos que frequentam o turno matutino, porém cerca de 80 apareceram nesta quinta (5). Alguns pais levaram seus filhos à unidade, mas voltaram com eles para casa ao constatarem que não havia uma viatura policial em frente ao prédio. Crianças choravam com medo de ficar para aula.

Outros pais resolveram passar a manhã na porta da escola, para tentar garantir a segurança das crianças. A direção da unidade teme uma evasão escolar, faltando dois meses para o fim do ano letivo.

"Muitos pais falaram que querem tirar seus filhos da escola", diz o diretor Marcelo de Medeiros Nascimento. Ele considera que uma transferência a essa altura do ano causaria prejuízo pedagógico aos alunos. Quanto aos funcionários, ameaçados, ninguém faltou ao trabalho, mas o diretor confirmou que um servidor pediu remoção da escola.

"Mainha, não quero ir mais para a escola", disse o filho mais novo da dona de casa Ediane Regina, 35 anos. Aos oito anos de idade, a criança ficou com medo da violência, diante do que viu na sua própria escola. A mulher é uma das mães que ficaram em frente à escola na manhã desta quinta (5), para ver se não tinha 'nenhum tumulto'. "Se acontece alguma coisa, a gente pega nosso filho e vai embora, não é? A gente não quer que aconteça nada com nossos filhos", diz a mãe.

Ela também pretende 'vigiar' outro filho, de 12 anos, que estuda à tarde. "A gente não vai poder fazer isso todo dia, porque tem as coisas para fazer em casa", comenta. Ela lamenta a situação da escola. Outros dois filhos mais velhos também estudaram por lá e a mãe conta que a escola vinha de um momento muito bom. "Já teve muito problema, falta de professor, mas essa equipe que está lá agora é muito boa, tudo estava muito bom. Ai vem isso. Desanima a gente", desabafa.

A unidade recebeu vigilância armada 24 horas após a ocorrência do último sábado. "Ficaram de enviar a viatura da Polícia Militar, mas ainda não apareceu", revela. Um carro da Guarda Municipal está passando em frente à escola, em rondas periódicas.

Ainda de acordo com a direção, a Escola Estadual Crisan Siminéa tem cerca de 750 alunos frequentes, a partir dos seis anos até a idade adulta, no EJA, cujas aulas são ministradas à noite.

Memória

De acordo com testemunhas, seis homens encapuzados invadiram a escola e causaram toda a destruição. Tintas que estavam nos armários foram jogadas na parede, salas ficaram reviradas. Os criminosos arremessaram, inclusive, uma carteira no teto do prédio.A viação e a tubulação que dá acesso à caixa d'água da escola também foram danificadas pelos bandidos. 

Desde este sábado (30) o prédio está sem água e sem energia. Eles também defecaram e espalharam as fezes pelas paredes.No momento da invasão, não havia ninguém na Escola Crisan Siminéa. 

A polícia foi acionada e mandou uma equipe até o local, no entanto o grupo já havia ido embora quando os policiais chegaram. Ninguém foi preso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tragédia: Uma pessoa morreu e outras quatro ficam feridas em acidente de trânsito na RN 013 zona rural de Mossoró

  Um trágico acidente de trânsito, ocorrido na noite desta sexta feira 19 de abril de 2024, deixou um salto de uma pessoa morta e outras qua...